Modelos de Cartas Comerciais

Produzir um texto comercial para muita gente pode ser bem difícil, a seguir listamos dez dicas para tornar essa tarefa bem mais simples.

01 – Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que “falar no papel”, de maneira simples e organizada. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso ou usando gírias. O ideal é o equilíbrio.

02 - Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos.

03 - Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário.

04 - Não use abreviaturas ou siglas. Escreva por extenso, principalmente se a abreviação não for muito conhecida. Você pode escrever sem problemas: "A pesquisa foi realizada pelo IBGE". Já "Os questionários serão aplicados pela ACVP" não quer dizer muita coisa.

05 - Desenvolva o texto em três partes coerentes - início, meio e fim. Ou seja, apresente o tema, desenvolva-o e faça uma conclusão sobre o que foi tratado. Antes de começar a escrever, faça um breve resumo, listando as principais idéias, tópicos e argumentos do texto. Procure não se desviar do assunto central.

06 - Seja objetivo. Se puder passar seu recado em um parágrafo, não escreva dois. Quanto menor e mais "enxuto" for seu texto, mais chance ele terá de ser lido e compreendido totalmente. Parágrafos curtos são mais fáceis e agradáveis de ler do que longos. Da mesma forma, não escreva frases longas, de três ou quatro linhas. A simplicidade é uma virtude.

07 - Prefira a ordem direta e a voz ativa. Evite frases intercaladas. No lugar de "os novos produtos serão lançados, em dezembro, pela empresa, em todo o Brasil, através do departamento de marketing", escreva: "o departamento de marketing da empresa irá lançar os novos produtos em todo o Brasil, em dezembro".

08 - Procure utilizar informações precisas a lançar mão de advérbios vagos. Compare as duas frases: "As informações devem ser enviadas rapidamente" e "As informações devem ser enviadas até a próxima quarta-feira". Ou: "Os resultados ficaram sensivelmente abaixo da meta estabelecida" e "Os resultados ficaram 18% abaixo da meta estabelecida". Seja objetivo e passe seu recado com mais eficiência.

09 - Seja moderado no emprego de pontos de interrogação ou exclamação. Um texto com perguntas em excesso cansa o leitor. "Você sabia que sua opinião é muito importante para nós? Que o seu bem-estar é nosso objetivo? Que nossos produtos foram feitos para tornar sua vida mais fácil?". Muito chato e sem criatividade. Da mesma forma, os pontos de exclamação devem ser utilizados em casos bastante específicos.

10 - Seja perfeccionista. Nunca se contente com o primeiro rascunho. Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.